ponyo
: Quando você decidiu fazer Ponyo? Não foi pouco depois de Howl?
Suzuki: Foi durante o inverno de 2005 e que iniciou a produção em outubro de 2006 ... Um dia Miyazaki me consultou o tipo de filme para fazer em seguida e eu propus-lhe o próximo filme deve ser para crianças. "Que tal algo como Iya Iya En?"
(Nota:. Iya Iya En é um livro ilustrado escrito por Nakagawa Rieko (中 川 李 枝子) e ilustrado por sua irmã Yamawaki Yuriko A história é sobre crianças de berçário e todo o Japão a cada viveiro tem cópia do mesmo, que é substituída a cada ano.)
Eu acho que é o livro mais vendido no Japão. Quando eu era um estudante de uma vez eu li e gostei muito e desde Miyazaki era jovem ele gostava tanto. De qualquer forma, nós tínhamos falado sobre o fato de que seria bom se pudéssemos fazê-lo em um filme. No entanto, o livro foi publicado há muito tempo e algumas ofertas de fazê-lo em um filme foram feitas antes, mas o autor não aceita e concorda com eles. Quando estávamos produzindo Totoro, nós estávamos falando sobre quem devemos pedir a escrever a letra da música-tema. Ambos Miyazaki e gritei ao mesmo tempo "Nakagawa Rieko!" Como resultado, ela escreveu Sanpo para nós e ficamos felizes.
Depois disso, começamos Ghibli Museum e planejado para fazer alguns curtas-metragens. Miyazaki propôs Iya Iya En e então eu perguntei para ela Nakagawa autorização. Acabamos produzi-lo, mesmo que fosse apenas uma parte de seus episódios. Foi Kujira-tori (く じ ら と り, The Whale Hunt). No entanto, desta vez Miyazaki pretende tornar toda a história dela em um longa-metragem e começou a prepará-la.
PRODUTOR EXECUTIVO & EX-PRESIDENTE do Studio Ghibli SUZUKI TOSHIO REVELA A história por trás PONYO
Na edição de março da