Elutriador
Objetivo
Realizar análise granulométrica de uma amostra de areia através da utilização do sistema de Elutriação, onde o objetivo é a classificação de partículas de um único material homogêneo, a separação é obtida com base na diferença de velocidades de sedimentação e a velocidade de arraste da água.
Introdução Teórica
É a operação de separação de partículas, obtidas mediante uma corrente ascendente de líquidos em contracorrente com os sólidos. A separação é obtida com base apenas na diferença de velocidades terminais das diversas partículas: aquelas que tiverem uma velocidade de sedimentação menor que a velocidade de ascensão do líquido será arrastada por este, enquanto que as de maior velocidade sedimentação e serão coletadas no fundo do equipamento.
O meio empregado para a separação pode ser um líquido ou um gás. A técnica de elutriação feita com gás é importante para a determinação do tamanho de poeiras contaminantes e costumam-se empregar um equipamento conhecido como analisador de Roller ou simplesmente “elutriador”.
Quando a mistura for de dois materiais diferentes, a separação conseguida em função do tamanho das partículas e da diferença de densidade entre os materiais. Assim, as partículas mais densas sedimentarão com maior velocidade, devendo a velocidade de ascensão de o líquido ser ajustada num valor entre a velocidade terminal menor partícula do material mais denso, e a maior partícula do material menos denso. Quando, isto é possível à sedimentação é completa.
Caso os dois materiais A e B, sendo A mais denso que B, se a faixa de tamanho for grande, é possível que a velocidade terminal das maiores partículas de B seja superiores às das menores partículas de A. Ocorrendo isto, evidentemente a separação não será completa.
Procedimento
Aparelhagem, Materiais e Métodos
Foram utilizados os seguintes materiais e equipamento para a experiência:
* Equipamento Elutriador (figura 2)
* Termômetro.
* Cronômetro.