Elutriação
No estudo das operações unitárias geralmente se faz necessário o conhecimento da mecânica dos sólidos particulados e dos princípios da conservação da quantidade de movimento para o estudo dos sistemas sólido-fluido, sua separação e caracterização; da conservação de massa e energia para separação fluido-fluido, como na destilação e suas derivações.
Muitas são as operações unitárias da engenharia que envolvem sólidos particulados, além de fluídos. Em alguns casos, usa-se o movimento do fluído para separar os sólidos particulados da fase líquida, como na filtração ou na sedimentação. Em outros casos, o movimento do fluído é usado para separar as partículas sólidas uma das outras, como na classificação das partículas pelos diâmetros ou pelas densidades.
A elutriação é a operação de separação (ou classificação por tamanhos) de partículas, obtida mediante uma corrente ascendente de fluido em contracorrente com os sólidos. Esta operação é realizada em um equipamento denominado elutriador, o qual consiste de um tubo vertical através do qual passa uma corrente de fluido ascendente, numa velocidade específica, enquanto a mistura de sólidos é injetada no topo da coluna. As partículas maiores, que sedimentam devido sua velocidade ser maior que a do fluido ascendente, ficam retidas no fundo da coluna, e as menores são arrastadas para o topo juntamente com o fluido. É um processo utilizado para separação de sólidos em uma mistura ou para separação de partículas de um mesmo material de diferentes tamanhos, utilizando um fluido de transporte, geralmente a água.
Um exemplo de elutriação é a separação de produtos agrícolas, como milho , arroz, soja e café. A palha pode ser removida pela elutriação (arraste) por uma corrente gasosa ascendente.
2. OBJETIVO
Classificar uma amostra de areia em relação aos seus diferentes diâmetros;
Determinar as velocidades de arraste utilizadas;
Calcular o diâmetro e frações para cada velocidade utilizada;