Engenheira
Mara Raquel Simões Dias
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Geológica e de Minas
Júri
Presidente: Professor Doutor António Jorge Gonçalves de Sousa
Orientadora: Professora Doutora Maria Teresa da Cruz Carvalho
Vogal: Professora Doutora Maria da Conceição Jesus Rego Paiva
Novembro, 2013
AGRADECIMENTOS
Uma vez que não teria chegado a esta fase se não estivesse rodeada de pessoas que sempre me apoiaram não posso deixar de lhes agradecer.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a força e amizade que recebi da professora Maria Teresa
Carvalho, sem a qual não sei como chegaria até aqui.
Um especial obrigado aos meus pais, pela maneira que me educaram e pelas oportunidades que me proporcionaram, principalmente a de poder frequentar um curso superior. O esforço não será em vão!
Não posso esquecer a minha irmã e melhor amiga, Sara Dias. Saber que tenho nela uma amiga incondicional, sempre disponível é uma dádiva. O melhor presente que os meus pais alguma vez me deram. Ao meu companheiro de viagem, João Candeias, agradeço a paciência, o apoio e o amor demonstrado. Tudo se torna mais fácil quando é dividido.
Os amigos, não posso esquecer os amigos… À Catarina Barreira, Tiago Alves, Nuno Vicente, Paulo
Alegre, Fausto Reduto, José Pedro Batista, Miguel Almeida, Joana Sanches, Marta André, entre muitos outros o meu muito obrigado. A vida sem vocês seria muito mais cinzenta.
i
RESUMO
O trabalho realizado estuda a possibilidade de separação de plásticos ocorrentes nos REEE pelas técnicas de processamento de minérios: concentração gravítica e flutuação por espumas.
Foram coletadas na empresa Recielectric amostras de oito tipos de plásticos, provenientes de pequenos REEE: PP, ABS, SAN, PS com e sem cargas minerais, POM, PA6 e PVC. O plano experimental englobou três das mais conhecidas técnicas de processamento de minérios: