AFRICANISMO
Introdução……………………………………….………………..….….....pag. 02
Desenvolvimento
Breve Historial ……………….…………..…..............….…...……........…pag. 03
Conceito…..…....................................................................................…..…pag. 04
O Pan-Africanismo e a formação da OUA. …….............................…....…pag. 05
Conclusão…………………………………,………………………..…...…pag. 07
Bibliografia…………………………………………………….....…..…....pag. 08
Introdução
Neste pertinente trabalho com o tema Pan-Aafricanismoo, nos deparamos com diversas temáticas desde as de âmbito técnico académico como as de carácter sociopolíticos, destas temáticas que desenvolvidas por alguns autores, conseguimos então algumas definições sobre este tema.
O pan-africanismo é uma ideologia que propõe a união de todos os povos de África como forma de potencializar a voz do continente no contexto internacional. Relativamente popular entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência da segunda metade do século XX, em parte responsável pelo surgimento da Organização de Unidade Africana, o pan-africanismo tem sido mais defendido fora de África, entre os descendentes dos escravos africanos que foram levados para as Américas até ao século XIX e dos emigrantes mais recentes.
Breve Historial
Pan-Africanismo ou Panafricanismo, vem do grego, pan (toda) e africanismo (referindo-se a elementos africanos). A origem do termo é inserido na corrente filosófica-política historicista do século XIX sobre o destino dos povos. E a necessidade de a unidade de grandes conjuntos culturais ou “nações naturais” a partir do expansionismo imperialista ocidental
No início do século XIX, a escravatura ainda estava em vigor no sul dos Estados Unidos, mas não no norte, graças um decreto de 1787, que estabelecia o limite legal no Rio Ohio.
Uma minoria de negros no norte tinha atingido uma posição socioeconômica próspera e alguns dos