Fatores linguísticos de textualidade: coerência e coesão
Fatores linguísticos de textualidade Coerência
Os fatores linguísticos ou estruturais são concernentes às línguas como sistemas.
As estruturas linguísticas e as suas relações com diversos casos de interferência linguística que resultam do contato de línguas nos indivíduos bilíngues. Fatores linguísticos como aqueles que provêm da organização das formas linguísticas no interior de um sistema definido, diferentes em cada idioma e em grau independente da experiência e do comportamento não linguísticos dos falantes. A coerência está ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação daquilo que se diz ou escreve. Em outras palavras, a coerência diz respeito ao sentido produzido pelo texto. A coerência caracteriza-se por uma interdependência de sentido entre os elementos constituintes do texto.
A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período sendo uma técnica empregada no estudo da estrutura sintática de uma língua. Ela é útil quando se pretende:
1. descrever as estruturas sintáticas possíveis ou aceitáveis da língua; ou
2. decompor o texto em unidades sintáticas a fim de compreender a maneira pela qual os elementos sintáticos são organizados na sentença.
A coerência caracteriza-se por uma interdependência de sentido entre os elementos constituintes do texto. E sabemos que o texto não é um aglomerado de frases ou palavras. Um texto, para ser de fato um texto (para ter textualidade), deve ser coerente e, para isso, é preciso haver possibilidade de estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre seus elementos. O texto, portanto, para ser coerente, deve ser uma “unidade de sentido”, deve possibilitar ao leitor produzir sentido. É como se lêssemos um texto e, depois, pudéssemos identificar do que se trata, pudéssemos identificar oseu tema, o seu assunto, articulando todas as suas partes e ideias a fim de que possamos