A importância do lúdico na Aprendizagem
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS.
Por
Eurides Farias.
Igaparã-BA
Fevereiro- 2013
1. Princípios norteadores da prática pedagógica: Interdisciplinaridade
Autonomia
Uma Educação Que Propicie A Autonomia
A educação que propomos como alternativa a tradicional é a que tem como prioridade o desenvolvimento pleno das crianças, respeitando os interesses dos alunos, estimulando a pesquisa e a criatividade. Neste sentido Piaget defende: uma “educação do pensamento, da razão e da própria lógica, é necessário e é condição primeira da educação da liberdade. Não é suficiente preencher a memória de conhecimentos úteis para se fazer homens livres: é preciso formar inteligências ativas” (PIAGET, 1998).
Acreditamos que através de uma relação de respeito mútuo entre professor-aluno, a cooperação entre iguais e respeitando o aluno como sujeito construtor do seu conhecimento, poderemos contribuir para a formação de indivíduos autônomos.
As atividades devem ser feitas de forma cooperativa, os alunos trabalhando em grupo com a interferência provocativa do professor, assim tanto professor como aluno assumem a postura de pesquisador.
Portanto, o professor tem papel fundamental no desenvolvimento do aluno, pois ele deve acompanhar todas as etapas do projeto de cada criança, levantando questionamentos, mas nunca dando respostas certas. Dando sugestões, mas nunca assumindo postura autoritária, como se ele fosse o “detentor do saber”.
As regras ao serem criadas com a participação efetiva das crianças são fáceis de ser respeitadas, além de o fazerem com consciência. Podemos perceber isso pela seguinte citação:
Do ponto de vista moral, a cooperação leva não mais à simples obediência às regras impostas, sejam elas quais forem, mas a uma ética da solidariedade e da reciprocidade. Essa moral caracteriza-se, quanto à forma, pelo