FORMA O DE PROFESSORES
Como abordagem teórica sobre a formação de professores, serão utilizados conceitos sobre a formação dos mesmos que vem sendo analisados e discutidos no decorrer da história da educação, podendo estar relacionados às suas origens, as necessidades legais, aos métodos, as técnicas de ensino ou também as questões epistemológicas, para tal abordagem serão utilizados os seguintes referenciais teóricos: Freire(1996), Saviani(2003 a 2009), Gatti & Barreto( 2009), Garcia(1999), Libâneo(1994) e LDB(1996).
Para Garcia(1999) a formação seja ela de forma geral encontrar-se associado a alguma atividade, sempre que se trata de formação para algo:
[...]Formação como uma função social: transmissão de saberes, de saber fazer ou ser exercido em benefício do sistema econômico, ou da cultura dominante; como um processo de desenvolvimento e de estruturação da pessoa: realizada a partir do efeito da maturação interna e de possibilidade de aprendizagem, de experiências dos sujeitos; formação como instituição: referente à estrutura organizacional que planifica e desenvolve atividades de formação (GARCIA, p. 19).
A necessidade de formação de professores fora iniciada por Comenius, no século XVII, sendo que o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação destes profissionais foi o Seminário dos Mestres, instituído por um sacerdote, pedagogo e pedagogista francês inovador São João Batista de La Salles em 1684.
Mas somente após a Revolução Francesa, exatamente no final do século XVIII, teve início o processo de valorização da instrução escolar, com a criação das Escolas Normais, com o objetivo de formar professores. Segundo Saviani (2009), foi a partir daí que se introduziu a distinção entre Escola Normal Superior para formar professores de nível secundário e a Escola Normal Primária, para preparar professores do ensino primário.
Sendo instalada em Paris no ano de 1975 a primeira instituição, ou seja, Escola Normal. Após ser instalada em Paris os demais