Inorgânica - Hipoclorito de sódio
Experimental
Sobre uma tira de papel tornassol vermelho, foi gotejada a solução de hipoclorito de sódio por toda sua superfície.
Resultados e discussão
Foi possível observar que, após alguns segundos, o papel tornassol perdeu sua cor.
O hipoclorito de sódio (Usado como alvejante, água sanitária) é altamente reativo, e também é muito instável. Se for exposto à atmosfera, o gás cloro “evapora” da solução rapidamente, e se for aquecido, o hipoclorito de sódio produz cloreto de sódio e oxigênio. Isso também acontece quando ele entra em contato com ácidos, luz solar, certos metais, muitos gases, e é uma das razões pelas quais a água sanitária pode ser usada em larga escala, pois após o uso ela se decompõe em sal e água, os quais podem ser despejados no sistema de esgotos sem problemas.
O alvejante funciona de diversas maneiras. O ácido hipocloroso (HClO), assim como o íon hipoclorito (OCl-), é formado quando o NaClO é dissolvido em água. O HClO é um agente oxidante muito forte (até mais forte que o gás cloro), e pode reagir com muitos tipos de moléculas e destruí-las, incluindo os corantes orgânicos presentes nas roupas. Por esse motivo, o papel tornassol (Que é colorido por uma substância orgânica) perde sua cor quando a solução de hipoclorito de sódio é gotejada.
O íon hipoclorito também se decompõem em cloreto (Cl-) e em uma forma muito reativa de oxigênio:
2ClO-(aq) 2Cl-(aq) + O2(aq)
O HClO (e em menor extensão, o Cl2 e o oxigênio ativo) podem então ativar as ligações químicas de um composto colorido (Estes costumam possuir muitas ligações duplas conjugadas que podem sofrer ataque químico), ou destruir os grupos cromóforos (A parte da molécula que confere cor ao composto por doação ou remoção de densidade eletrônica), ou converter as ligações duplas nos cromóforos em ligações simples, fazendo com que a molécula perca a capacidade de absorver luz visível.
Diário de um Químico Digital. Molécula do dia - Hipoclorito de sódio.