Forjamento
1. Introdução
Forjamento é o processo de conformação mecânica, amplamente usado, que, através da aplicação de esforços mecânicos, altera-se plasticamente a forma dos materiais. Parte de uma geometria relativamente simples, que após o prévio aquecimento ou não, com uma ou mais operações de esforços. Podemos gerar uma ou mais peças com a mais complexa geometria. De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas e com a mínima perda do material.
O forjamento é o antecessor de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribos hindus, desde 1500 a.C. trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada também na idade média para fabricação de armas e armaduras.
O desenho de uma sequência de produção de uma nova peça não é um processo simples: o método empírico de “tentativa e erro” ainda é tradicionalmente usado no projeto de forjados, sendo este um método caro onde se consome muito tempo. Mas desde a década de 80, a simulação computacional tornou-se confiável e aceitável nas indústrias de forjamento por auxiliar no desenvolvimento de novos produtos forjados. E durante os últimos anos, este tipo de simulação vem se tornando uma ferramenta muito eficiente em descrever precisamente o complexo comportamento de metais durante o processo de conformação, incluindo-se a visualização do dano causado as matrizes e a peça forjada, mudanças no material devido a formação de textura e recristalização, transformação de fase, evolução microestrutural, entre outros fenômenos, devido a temperatura alta de trabalho.
2. Características do Forjamento
O processo de forjamento pode ser classificado quanto a temperatura de trabalho, ou seja, o material a ser conformado é ou não previamente aquecido a uma determinada temperatura, e quanto ao método de aplicação da carga.
2.1 Característica da temperatura
a) Conformação após o aquecimento