Forjamento
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
SAMUEL LUCAS FERREIRA MARTINS
FORJAMENTO POR PRENSAGEM
BELO HORIZONTE
2010
SAMUEL LUCAS FERREIRA MARTINS
FORJAMENTO POR PRENSAGEM
Pesquisa bibliográfica apresentada à disciplina Metodologia Cientifica do curso técnico de mecânica do Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina.
BELO HORIZONTE
2010
RESUMO
O Forjamento é o processo de fabricação no qual um tarugo de metal é deformado dentro das mais variadas formas geométricas e com grandes deformações plásticas.
Acredita-se que os forjamentos mais antigos tenham se iniciado no Egito e na Ásia por volta de 4.000 a.C. ou provavelmente ainda antes. Ferro e bronze fundidos foram forjados por esses homens da antigüidade para produzir ferramentas manuais, instrumentos e armas grosseiras, como facas, adagas e lanças.
Este processo de fabricação está dividido em três grandes grupos: forjamento a frio, a quente e a morno. Essa classificação depende da temperatura na qual as operações de forjamento ocorrem. O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que os processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, no trabalho a frio a deformação é realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre uma recuperação