Fordismo
O meio natural e necessário a essa sociedade é o meio natal, onde o lugar de cada um é estabelecido pela consanguinidade e a estrutura dessa sociedade é simples.
O indivíduo, nessa sociedade, é socializado porque, não tendo individualidade própria, se confunde com seus semelhantes no seio de um mesmo tipo coletivo.
A Solidariedade Orgânica é fruto das diferenças sociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência. Os membros da sociedade onde predomina a Solidariedade Orgânica estão unidos em virtude da divisão do trabalho social.
O meio natural e necessário a essa sociedade é o meio profissional, onde o lugar de cada um é estabelecido pela função que desempenha e a estrutura dessa sociedade é complexa.
O indivíduo, nessa sociedade é socializado porque, embora tenha sua individualidade profissional, depende dos demais e por conseguinte, da sociedade resultante dessa união.
A sociedade que resulta da divisão do trabalho social predomina, embora a de direito seja mantida.
Solidariedade orgânica
Publicado em 5 de outubro de 2011 por Nelson Adrian
Com o desenvolvimento da divisão do trabalho, a organização social se torna mais complexa aumentando sua diferenciação interna. Assim, a solidariedade social não se fundamenta mais pela similitude dos membros que compõem a sociedade, mas agora por sua interdependência. Nesse sentido, os indivíduos mantêm relações de dependência recíproca uns com os outros. A solidariedade orgânica corresponde à sociedade moderna, na qual encontramos um grande número de papéis sociais diferenciados.
Solidariedade mecânica e Solidariedade Orgânica Na obra "De la Division du Travail Social", Durkheim buscou esclarecer que a existência de uma