Fordismo
Idealizado em 1913 pelo empresário Norte Americano Henry Ford, fundador da Ford Motor Company. Revolucionou a administração de empresas com o seu brilhante modo de produção em larga escala.
Antes do fordismo tínhamos uma pequena produção de automóveis. Os elementos que o compunham eram caríssimos tornando-o um artigo de luxo e de pouca acessibilidade a população.
Em 1903, Henry Ford dá um salto que vai revolucionar todo o capitalismo, ele pensa muito a frente de seu tempo, sonhava em um dia produzir de uma forma em que todos pudessem possuir. Ele comentava sobre isso com seus companheiros e já produtores de automóveis porem eles o ignoravam e falavam ser uma questão quase que impossível pois para isso acontecer, o valor do veiculo deveria ser muito baixo e para satisfazer critério o veiculo no mínimo deveria ser de péssima qualidade, característica que Ford não aceitava. Então podemos se perguntar, como ele consegui-o este feito? Bem, primeiro ele não ficou parado escutando os outros falando que ele não iria conseguir, ele não ficou parado. Ele tinha desde a plantação de seringueira à siderúrgica. Ele não criou a produção em serie muito menos o automóvel, simples mente ele aprimorou a produção com uma excelente administração de toda a fabrica, as peças chegavam nas mãos dos operários fazendo assim com que o tempo perdido fosse o mínimo possível, outra ponto brilhante em seus pensamentos e feitos foi acreditar que ganhando melhor os trabalhadores ficariam melhor e assim produzir mais e melhor. Um fato interessante aconteceu com isso, por pagarem os melhores salários já pagos para um operário, vários engenheiros e profissionais na área foram para a Ford Motor Company, melhorando ainda mais a qualidade de seus produtos. Com isso em pouco tempo a Ford Motor Company vem a se tornar a maior montadora da América e porque não do mundo. Devo ressaltar que uma de suas frases foi que o dinheiro era algo inútil e o valia era os lugares que ele poderia ir com ele.