Teria adm
TRABALHO DE USINAGEM
NOME: HÉVERTON GAMA BASTOS
NOME: RODRIGO DUTRA DA SILVA
CURSO: ELETROMECÂNICA
TURNO: NOITE
Classificação das Fresas conforme a sua forma geometria
As fresas podem Fresas cilíndricas: possuem gumes serem cilíndricas cônicas ou de forma: Exclusivamente na sua periferia, usadas para o desbaste e acabamento de superfícies, produzem superfícies planas Paralelas ao eixo do mandril.
Fresas Cônicas: produzem superfícies angulares que não são paralelas nem perpendiculares ao seu eixo;
Fresas de Forma: são fresas com uma forma determinada para fazer um rasgo do tipo desejado, como as fresas de Módulo para dentes de engrenagens sulcos de machos, barras, etc. As fresas comuns têm os dentes fresados, enquanto as de perfil constante têm os dentes detalonados.
Classificação das fresas conforme o seu emprego
As fresas se classificam conforme o seu emprego da seguinte maneira:
Fresas Cilíndrica para Aplainar: estas fresas têm os dentes dispostos na superfície cilíndrica externa e as Superfícies frontais são planas e paralelas;
Fresas Cilíndricas frontais: as fresas cilíndrico-frontais foram criadas para favorecer o desbaste em virtude dos Dentes frontais serem estreitos. São construídas com dentes retos e helicoidais;
Fresas de Disco: têm esse nome em virtude da pequena espessura em relação ao seu diâmetro. Podem ser de dois Ou três cortes.
As de dois cortes têm os dentes em uma só face e na circunferência. Servem para o acoplamento com as fresas cilíndricas ou de forma, constituindo um grupo cortante. Essas fresas conjugadas no mandril e separadas convenientemente servem para usinar várias superfícies ao mesmo tempo. As fresas de três cortes têm dentes na circunferência e nas duas faces. Estas fresas servem para múltiplos trabalhos.
Fresas de Haste: quando o diâmetro da fresa é muito pequeno,