Adm
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.
ADMINISTRAÇÃO – 6ª SÉRIE.
POLO SÃO PEDRO DO SUL, RS.
PROF. WAGNER LUIZ VIVALVA.
Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor e o consumo, no caso aqui, o trabalhador que não tem seu salário reajustado de acordo com os níveis dessa inflação não tem o mesmo poder de compra como anteriormente. Muitas vezes a inflação consome mais ou menos 50% do salário.
Quando a inflação sobe e fica fora de controle, gera problemas e distorções econômicas.
Há também investidores que, ao ver o aumento da inflação, preferem aplicar seu dinheiro em bancos a aplicar no setor produtivo.
O país que sofre com taxas altas de inflação é visto de forma negativa. Não atrai investidores e empresas, pois estes evitam fazer investimentos produtivos de médios e longos prazos.
Com a falta de investimentos e os juros elevados, se consome menos, os preços são forçados a baixar, aumenta o desemprego, desestimulando todo o processo de compra e venda.
O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo responsabilidades, para atingir os objetivos propostos.
Os níveis do planejamento são classificados em: estratégico, tático e operacional.
O planejamento financeiro consiste em adequar o volume de recursos exigidos para executar as atividades operacionais e de investimento da empresa, avaliando as possíveis fontes de recursos.
Os requisitos essenciais para a análise da variação entre as despesas planejadas e realizadas são dois: o volume e o preço.
A informação básica para o administrador financeiro iniciar a elaboração do orçamento de despesas financeiras é o volume de “geração de caixa antes das despesas financeiras”, que é parte do orçamento de caixa.
A elaboração deste planejamento exige a definição clara e objetiva de premissas e critérios básicos,