Fordismo
Trabalho de Geografia
Organização da Produção industrial
Produção Fordista
Aluna: (nome)
N°:
Série:
Prof:
cidade-estado
Introdução
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
Objetivo do sistema Fordista O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.
O Declínio
A crise do regime de acumulação do capital sob à égide do estado de bem estar social e da organização taylorista/fordista do trabalho é iniciada no final dos anos 60 e início dos anos 70, quando o sistema sofre influências de fatores que,segundo Silva (2001), podem ser resumidos como:
- A diminuição dos níveis de produtividade
-A elevação da composição orgânica do capital
-A saturação da norma social de consumo
A Organização da Produção
Um dos pontos importantes na estruturas de política industrial á quanto a produção gerada,isto significa dizer