adiministracao
No próximo milênio, as empresas devem se tornar organizações de aprendizagem, capazes de gerar e compartilhar o conhecimento necessário para ajudá-las a se transformarem continuamente e sobreviverem às mudanças no ambiente empresarial. Nesse sentido, o capital intelectual é o principal elemento capaz de conduzi-la ao sucesso, e o administrador é o responsável por seu gerenciamento.
O capital intelectual é formado pelo conhecimento, pela informação, pela experiência e pelas habilidades dos trabalhadores, que atuam em uma organização que possui uma cultura renovadora e transformadora. Esse capital humano, por si só, não garantirá o sucesso de uma empresa. Ele depende da relação que a organização mantém com seus clientes, detentores de um conhecimento importante para mantê-la revitalizada e que é denominado decapital de clientes. O capital estrutural completa a tríade que forma o capital intelectual. São os equipamentos, a tecnologia de informação utilizada pela empresa, as marcas e as patentes, que aliadas ao conhecimento dos trabalhadores compõem o capital intangível da organização.
As organizações no terceiro milênio viverão em um ambiente em que a única certeza é a incerteza, a única fonte segura de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Nesse contexto, o administrador assume o papel de gerenciador desse conhecimento dentro das organizações.