relatório física
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA
“MICRÔMETRO”
(2ª EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física I
SUMÁRIO
OBJETIVO
O objetivo deste experimento é de obter conhecimentos práticos no manuseio e funcionamento correto do micrômetro e a leitura de suas medidas.
Assim sendo, será demonstrada, nesta experiência, a forma correta de leitura do mesmo para cálculo de volume de materiais obtidos na caixa de materiais do laboratório.
INTRODUÇÃO
A experiência consiste na leitura precisa de objetos de diferentes tamanhos com auxílio do Micrômetro (vide anexo A Fig. 1 e anexo A Fig. 2), usando as fórmulas de diferentes formas geométricas para calcularmos o volume dos mesmos. Exemplo disso é medir o volume de um cubo, base x altura x profundidade (“L³” no sistema M.L.T.), e tantas outras formas geométricas do universo.
Materiais Utilizados
Micrômetro;
Esfera de vidro;
Cilindro de aço inox.
Obs.: Materiais utilizados da caixa de experimentos nº 8.
Procedimento Experimental
O experimento baseia-se na leitura das medidas de dois materiais distintos, uma esfera e um cilindro, para efetuar o cálculo de seus respectivos volumes.
Para o cálculo do volume da esfera foi efetuado a medição do diâmetro “d” (vide anexo A Fig. 3) da mesma e assim encontrando o valor do raio “r” pela seguinte fórmula: d = 18,18 mm r = d 2, substituindo: r = 18,18 2 r = 9,09 mm
Após ter encontrado o valor do raio da esfera foi aplicado à fórmula para encontrarmos o volume da mesma:
V = r³, substituindo:
V = 9,09³
V = 3146,156 mm³
Para o cálculo do volume do cilindro foi efetuado a medição da altura “h” (vide anexo A Fig. 4) do mesmo e o diâmetro “d” (vide anexo A Fig. 5), através do diâmetro foi encontrado o valor do raio “r” a seguir: d = 18,955 mm r = d 2, substituindo: r = 18,955 2 r = 9,4775 mm h = 21,825 mm
Depois de encontrado o valor do raio e da altura do cilindro foi aplicado à fórmula para encontrarmos o volume do mesmo:
V = r² h,