plano de ensino hidrologia
Pró-Reitoria de Graduação
Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente – CPAD
Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular
PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA
Ano/Semestre
2013/2
1 – Identificação
1.1. Centro: Centro de Tecnologia
1.2. Departamento: Engenharia Hidráulica e Sanitária
1.3. Disciplina:
1.4. Código:
1.5. Caráter:
1.6. Carga Horária:
Sem.
Anual
Obrig.
Opt.
Hidrologia
TD098
X
64
1.7. Professor (es): Francisco de Assis de Souza Filho
1.8. Curso(s): Engenharia AMBIENTAL
2. Justificativa
A administração dos recursos hídricos tem adquirido grande importância nas últimas décadas devido ao aprofundamento da escassez relativa dos recursos hídricos, sendo os conhecimentos ministrados na disciplina de hidrologia essenciais para este fim.
Esta disciplina trata da ocorrência da água na terra, sua distribuição e os processos físicos e químicos associados, sendo fundamento para projeto, construção e operação de diversas infra-estruturas no âmbito da Engenharia Civil e Ambiental.
3. Ementa
Apresentação do ciclo hidrológico em sua escala planetária e regional identificando os principais componentes. Em seguida defini-se bacia hidrográfica e descreve-se as principais características fisiográficas. Noções básicas de hidrometeorologia e dos sistemas meteorológicos atuantes no nordeste brasileiro são apresentadas. O processo de precipitação, assim como, a estimativa de precipitação média e máximas em uma bacia são descritas. A Evaporação e evapotranspiração são definidas e tem seu equacionamento e aplicações enunciadas. Em seguida é apresentada a infiltração seu processo e equacionamento. O escoamento superficial é descrito de forma a permitir a estimativa de cheias por modelo chuva-deflúvio (ex hidrograma unitário), assim como a estimativa de vazões médias. A propagação e o controle de enchentes é em seguida descritos. Segue-se com a apresentação de vazões regularizadas para o