Fordismo
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE GESTÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: CLAÚDIA FREIRE
ALUNAS: ALEXSANDRA FERREIRA
ELISÂNGELA FERREIRA
FERNANDA ROCHA
LUIZA CARLA
ANOS 20 – A CONSOLIDAÇÃO DO TAYLORISMO E FORDISMO
CARUARU-PE
Anos 20 : A consolidação do Taylorismo e Fordismo
“O início do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas , econômicas e sociais. Foi a época em que surgiram e cresceram empresas para fornecer, em grandes quantidades, os novos produtos que haviam sido criados e que as pessoas desejavam: automóveis, lâmpadas elétricas, aparelhos de som, cinema e telefones” (Maximiano, 2009, p. 30).
O que é a OCT?
A OCT (Organização Científica do Trabalho) é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX, a fim de fornecer o progresso social pela introdução de inovações técnicas com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
“Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração” (Infoescola, abril, 2009).
Administração de pessoal x taylorismo
O fordismo constitui o sistema de produção associado à figura do seu inspirador, o fabricante de automóveis norte-americano Henri Ford, que, na década de 1920, pôs em prática os princípios de racionalização do trabalho emanados do taylorismo e lhes associou o trabalho em sequência contínua ou trabalho em cadeia. O fordismo pode ser descrito por um sistema de racionalização do trabalho que assenta no princípio básico do ritmo máximo de produção da empresa. O móvel para a constituição de uma organização empresarial assente na distribuição do trabalho em cadeia começou