fordismo
São Paulo,2013.
Índice
O positivismo ..................................................3 Augusto Comte ..............................................4 Obras ..............................................................5 A lei dos três estados .....................................6 Republica e a bandeira nacional ....................7 Indústria cultural e cultura de massa .............8 Adorno e Horkheimer......................................9 Sartre e a Liberdade.......................................10 Lean Paul Sarte ……………………………… 11 Obras………………………………………….. 12 Existencialismo............................................. 13
O positivismo
O positivismo foi criada pelo francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry o “Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas, sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação”.
Sua influência no Brasil O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social. Seria exagero atribuir aos positivistas a Proclamação da República: é no processo de consolidação da mesma que se verifica a influência que exerceram, destacando-se o Coronel Benjamim Constant (que, depois, foi homenageado com o epíteto de "Fundador da República Brasileira").
De acordo com VALENTIM (2010): "A