Citações
TAREFA: Destacar sua aplicabilidade prática em Legislação Trabalhista, Ética Profissional e Ciências Sociais e Psicológicas do Trabalho.
Com o avanço da enfermagem, torna-se necessário um código de ética e o sancionamento de leis que norteiem o serviço da categoria, levando em consideração, em primeiro lugar, a necessidade e o direito de assistência de enfermagem à população, os interesses do profissional e de sua organização. De acordo com a Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem.
A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnico, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços ao ser humano, no seu contexto e circunstância de vida.
Percebemos que a enfermagem é composta de vários saberes, que são utilizados em benefício da sociedade em geral. A partir do momento em que o profissional de enfermagem toma conhecimento de sua lei, amplia-se a segurança em suas ações e a possibilidade de estar sempre exercendo suas atividades dentro daquilo que lhe cabe, evitando possíveis implicações legal posteriores.
Há uma profunda necessidade de cumprir as leis sancionadas tanto dando direitos, como deveres, poderes e limites às ações de enfermagem.
Também é bom para o enfermeiro ter participação, ainda que indireta na elaboração dessas leis que venham a beneficiar a categoria de enfermagem, dando-lhe o devido respeito, elevando a categoria de Enfermagem perante a sociedade como uma profissão reconhecida e merecedora da confiança da população a qual ela serve.
Com o surgimento da ética profissional nasce a consciência individual e coletiva, levando a um compromisso profissional e social pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexo nos campos políticos, técnicos e científicos.
A graduação de enfermagem prepara profissionais para atuarem em um