ford e idalberto
Henry Ford nasceu na cidade de Michigan em 1863. Interessado em engenharia desde pequeno, iniciou sua vida como um simples mecânico e chegou a ocupar o cargo de engenheiro chefe de uma fabrica, mas um de seus maiores feitos foi ter constituído a Ford Motor Company, fabricando modelos de carros a preços populares, um de seus maiores sucessos foi o Ford Modelo T. Ford também projetou um sistema de linha de montagem no inicio do século XX, cujo objetivo principal era aumentar a eficiência das empresas e gerar maior economia de tempo, mecanizar ao máximo o processo de trabalho e incrementar o rendimento das máquinas.
Ele baseou-se especialmente na visão de Taylor (pai da administração cientifica) que recomendava que as funções dentro de uma fábrica fossem divididas em duas funções: planejamento e execução. Desta forma Ford reuniu os melhores profissionais para planejar sua nova linha de montagem, denominado de “Fordismo”, tratava-se de um sistema para deslocamento de objetos utilizando esteiras rolantes, que circulavam de mão em mão entre os trabalhadores, assim a produtividade disparou e já em 1926 eram fabricados dois milhões de carros por ano.
Outros pontos importantes foram a criação da Assistência Técnica de grande alcance e a Divisão do Controle Acionário da empresa com seus funcionários, desta forma conforme a empresa crescia e a produção aumentava os funcionários recebiam participações nos lucros, sendo estimulados a produzirem mais e com qualidade. Foi o responsável pela criação da jornada de trabalho de oito horas, e salário mínimo de U$ 5,00/dia, que era superior ao salário da época.
Em sua carreira de negócios, adotou três princípios básicos:
Principio de