Food service
•O mercado que envolve toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos, insumos, equipamentos e serviços, orientado a atender os estabelecimentos que preparam e fornecem refeições efetuadas principalmente fora do lar.
•Considera‐se Food Service também a refeição adquirida pronta para ser consumida no lar, comprada em um estabelecimento como restaurante, rotisserie ou entregue no domicílio.
Food Service é tido como o mercado de alimentação fora do lar. Estão envolvidos nesse segmento toda instituição que produza alimentos diretamente para o consumidor final. Essa é a definição que geralmente é considerada pela maioria dos profissionais da área, porém não se pode esquecer que isso também envolve equipamentos, insumos e a distribuição para os estabelecimentos que preparam e fornecem estas refeições.
Porém vale salientar que o momento do preparo é o que define este conceito, ou seja, a comida que é consumida em casa e foi preparada em um estabelecimento comercial, também é considerada Food Service.
De acordo com a ABIA, as indústrias movimentam mais de U$ 443 bilhões por ano no mercado mundial de alimentação fora do lar.
No Brasil ainda são difíceis de serem encontrados dados referentes a este mercado por não existir algum instituto de pesquisa que faça a leitura deles, a exemplo da Nielsen para o varejo.
Existem apenas algumas instituições e umas poucas empresas que buscam informações parciais através de pesquisas qualitativas e quantitativas, porém quando o assunto é vendas, é certo que não há material nenhum no mercado que explore esse tema.
Apesar do crescimento de FS comparado ao passado, é possível perceber que o Brasil ainda está longe dos mercados desenvolvidos, como por exemplo, os Estados Unidos.
O desenvolvimento do mercado de Food Service é uma tendência mundial e está crescendo a passos largos também no Brasil. Nos últimos anos o crescimento do mercado brasileiro acompanha cifras de dois dígitos