Fundamentos de economia
Esta ATPS foi desenvolvida para que possamos raciocinar a respeito de valores, processos produtivos, ramos e nichos de trabalho. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
ETAPA 1
Passo 1: Lista de alguns possíveis ramos de negócios: * Educação * Saúde * Beleza * Moda * Alimentação fora de casa * Viagem * Informática
Passo 2
Empresa – Restaurante Self-Service
Ramo Alimentício
O ramo alimentício é absolutamente estável e propicia grandes promessas de retorno financeiro a curto espaço de tempo já que nos dias atuais as pessoas procuram os serviços de fast-food e self-service que possibilitam agilidade e comodidade na correria do dia a dia e na exigência do trabalho.
Hoje o caos urbano exige um bom lugar, com uma boa comida, praticidade e preço baixo, uma empresa que proporcione isso obteria grande êxito. O consumidor espera a cada dia ter produtos diferenciados, saudáveis e com baixo custo é exigente a procura maior eficiência.
O ramo alimentício sofre a cada dia oscilações em razão da economia pelo fato e trabalhar com vários tipos de produtos. Assim, influenciando as compras e afetando as vendas.
A Indústria Brasileira da Alimentação atende o mercado interno (79,9% da produção local) e o mercado externo (20,1% é destinado à exportação):
No mercado interno, o desenvolvimento da urbanização e das demandas da vida moderna tem modificado substancialmente os hábitos de consumo alimentar, mediante crescimento marcante do consumo de alimentos industrializados, ao longo das últimas décadas.
Ao lado dessa modificação de hábitos de consumo houve também evolução nos locais de consumo, onde as refeições fora do lar adquiriram maior importância na vida das pessoas do que as refeições exclusivas no lar.
O segmento de refeições fora do lar ou serviços de alimentação (Food Service) como