fonética e alofone
No texto abaixo vamos mostrar a identificação da cadeia sonora, por meio dos pares mínimos, a importância desse entendimento para questões linguísticas, na língua portuguesa e a diferença de fone e fonema.
A fala é um processo dinâmico que ocorre em cadeia. Os falantes produzem automaticamente os movimentos articulatórios.
Fonema e Alofone
Definimos como Fonema as entidades capazes de estabelecer distinção entre as palavras. Os alofones ou variantes alofónicas são sons da fala que constituem uma variante ou realização fonética de um mesmo fonema. “FONEMA é o conceito básico da fonologia. Designamos por esse termo as propriedades fônicas concorrentes que se usam numa língua dada para distinguir vocábulos de significação diversa. Na fala, sons variados podem ser um mesmo e único fonema”. Jakobson (1967:44):
Se soubermos que o primeiro é responsável pelo som produzido, e que na língua portuguesa o fonema é classificado em vogais, semivogais e consoantes. O som é a unidade da fonética e o fonema a unidade da fonologia. O segundo é responsável pelas diferentes maneiras na fala de um fonema.
Quando pares mínimos não são encontrados para um grupo de sons em uma determinada língua, podemos caracterizar os dois segmentos em questão como fonemas distintos pelo contraste em ambiente análogo.
Fonema e o Alofone são o segmento em gramáticas que representam etapas do desenvolvimento linguístico.
Diferenças de Alofone e Fonema
Fone: unidade mínima dos sons da fala;
Fonema: unidades distintivas dos sons da fala; abstração feita a partir das características físicas e