Fonêmica
Fonêmica é uma das áreas linguísticas que tem por objetivo buscar e estabelecer as relações entre fonemas e alofones e teve como formulação inicial propor um método de converter a linguagem oral em código escrito. Alofones são sons foneticamente semelhantes que ocorrem em contextos exclusivos: no contexto em que um som ocorre e outro não ocorre. O fonema procura estabelecer contraste de significado e diferenciar palavras segundo a autora Thais Cristófaro Silva (p126)
“Sons que estejam em oposição - por exemplo [f] e [v] em “faca” e “vaca” – são caracterizados como unidades fonêmicas distintas e são denominadas fonemas [cf.Jones(1931), Twaddell (1935) e Schane (1971) para uma discussão deste termo]."
O procedimento comum para identificação de fonemas é buscar duas palavras com significados diferentes cuja cadeia sonora seja idêntica. As duas palavras constituem um par mínimo um par de palavras é suficiente para caracterizar.
Observe:
Dedo → /d/ /e/ /d/ /u/
Medo → /m/ /e/ /d/ /u/ → Assim, /d/ e /m/ são Fonemas distintos.
TRANSCRIÇÃO FONÉTICA
As transcrições fonêmicas são feitas entre barras transversais /.../. Para as transcrições fonêmicas, deve-se consultar o Quadro Fonêmico da língua estudada (os quadros variam para cada língua). Somente os Fonemas aparecem nas transcrições fonêmicas, ou seja, alofones não são utilizados nas transcrições. Os símbolos utilizados nas transcrições fonêmicas são, geralmente, os mesmos utilizados nas transcrições fonéticas (símbolos propostos pelo Alfabeto Internacional de Fonética). Contudo, símbolos adicionais que não figuram no quadro do IPA podem ser utilizados em transcrições fonêmicas, desde que seja indicado o que o símbolo representa. Ou seja, todo e qualquer símbolo só é interpretado corretamente se especificado suas características e funções dentro do sistema simbólico em questão.
Exemplo de transcrição fonética versus transcrição