fontes de minerais
As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não renováveis). As fontes permanentes são aquelas que têm origem solar, no entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
Fontes de energia renováveis: As fontes renováveis de energia são aquelas inesgotáveis, pois são encontradas na natureza em grande quantidade ou que possuem a capacidade de regeneração por meios naturais. Energia eólica e solar: dois exemplos de fontes renováveis.
Fontes de energia não renováveis: São as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem. Por serem de origem orgânica (vegetal e animal), levam milhões de anos para se formarem na natureza. Exemplos de fontes de energia não renováveis: - Petróleo - Gás natural - Carvão mineral.
Carvão Mineral
O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, depois do petróleo, sendo responsável por 23,3% da energia consumida no mundo em 2003 e, no Brasil, por 6,6%.
O carvão é uma complexa e variada mistura de componentes orgânicos sólidos, fossilizados ao longo de milhões de anos, como ocorre com todos os combustíveis fósseis. Sua qualidade, determinada pelo conteúdo de carbono, varia de acordo com o tipo e o estágio dos componentes orgânicos.
A Formação do Carvão É Formado por matérias orgânicas como restos de plantas soterradas e sem contato com o ar por alguns milhões de anos, acabam por perder oxigênio e hidrogênio e ocorre a concentração de carbono em uma elevada temperatura e sob uma gigante pressão.
São necessárias três condições para que o carvão se forme:
-Vegetação Continental, que permita o acúmulo de substâncias vegetais.
-Cobertura imediata da massa vegetal pela Água, para que não haja