Fontes de energia
Solar:
É a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, térmica proveniente do sol. Obtenção: Lâminas recobertas com material semicondutor, como o silício, são expostas ao Sol. A luz excita os elétrons do silício, que formam uma corrente elétrica. Usos: Produção de energia elétrica; aquecimento. Vantagens: Não é poluente; não interfere no efeito estufa; não precisa de turbinas nem geradores para a produção da energia elétrica. Desvantagens: Exige alto investimento para o seu aproveitamento.
Hidroeletricidade:
É a energia elétrica obtida através do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, contida em uma represa elevada. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido. Obtenção: A energia liberada pela queda de água represada move uma turbina que aciona um gerador elétrico. Usos: Produção de energia elétrica. Vantagens: Não emite poluentes; a produção é controlada; não interfere no efeito estufa. Desvantagens: Inundação de grandes áreas e deslocamento de população residente; a construção das usinas é cara e demorada.
Petróleo: O petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio. Substância oleosa e inflamável, é a principal fonte de energia mundial. Obtenção: Resulta de reações químicas em fósseis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais. Usos: Produção de energia elétrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como o plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto. Vantagens: Domínio da tecnologia para sua exploração e refino; facilidade de transporte e distribuição. Desvantagens: polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa.
Gás natural: É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante