Fontes de corrente continua
Uma fonte de corrente contínua é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminais independente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente.
Tipos de corrente continua, abaixo mostrado pelos três tipos e exemplos dos gráficos.
Fonte de alimentação
Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos – eletrônicos, sendo um transformador de força, um circuito retificador, um filtro capacitivo e ou indutivo e um regulador de tensão
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede de fornecimento em uma energia elétrica de corrente contínua.
TRANSFORMADOR
Transforma a tensão AC e corrente de entrada para um valor utilizável em AC.
PONTE RETIFICADORA
Retifica os pulsos de modo a produzir uma saída polarizada DC.
Existem várias formas de ligar díodos de modo a criar um retificador e converter AC para DC.
A ponte retificadora é o mais importante e que produz uma retificação de onda completa.Um retificador de onda completa pode ser feito a partir de apenas dois diodos, mas este método raramente é usado como retificador, mas só usa o positivo (+) do AC, produz apenas meia – onda em DC.
Uma Ponte Retificadora usa a onda AC (tanto a secção positiva com a negativa). 1,4V perdem-se na ponte, porque cada um dos díodos retificadores perde 0,7 (queda de tensão numa junção PN de silício) na condução e há sempre dois díodos em condução.
FILTRAGEM
Filtra a tensão tornando a corrente contínua
A Filtragem é feita por um capacitor ou também conhecido como condensador eletrolítico de grande valor ligado à saída DC para agir como um reservatório, fornecendo corrente para a saída quando a tensão DC varia no retificador. O diagrama mostra a tensão não filtrada (linha pontilhada) e a DC