Fonoaudiologia escolar
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CENTRO DA SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL SAÚDE COLETIVA II
FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR
ALINE ALVES TEIXEIRA
CANOAS
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 4 2.1. Objetivos Gerais... 4 2.2. Objetivos Específicos... 4 3. REFERENCIAL TEÓRICO... 5 5. CONCLUSÃO... 7 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 8
1. INTRODUÇÃO
A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, convivência e desenvolvimento; um espaço de vida diária, privilegiado para promoção de saúde, pois representa um ambiente no qual as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde se formam valores fundamentais.
Considerando a escola como um espaço de relações interpessoais mediadas pela linguagem e sendo a linguagem o objeto de estudo da fonoaudiologia, o fonoaudiólogo escolar passa a ter um papel de extrema relevância nas instituições educacionais, uma vez que tem como proposta favorecer as condições de vida comunicativa.
Ele terá ação mais coletiva e irão estimular a linguagem oral e escrita das crianças, assim como abrangerá todas as outras especialidades da fonoaudiologia (voz, audição e motricidade orofacial), utilizando para isso, músicas, jogos, artes, dramatizações, histórias, privilegiando a criatividade para alcançar seus objetivos.
A proposta do fonoaudiólogo escolar é a de promover saúde e não a de fazer clínica, já que a resolução de nº 239/99 do Conselho Federal de Fonoaudiologia – normatiza a atuação do Fonoaudiólogo Escolar/Educacional, mas deixa bem clara a proibição de atendimento clínico dentro da escola.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
• Detectar precocemente alterações na comunicação dos escolares e realizar orientações esclarecedoras na área da Fonoaudiologia Preventiva e desenvolver ações, com o objetivo de minimizar alterações na idade escolar.
2.2 OBJETIVOS