Folha de pagamento
A folha de pagamento é um documento entregue ao trabalhador com contraprestação assinada para a empresa. Neste documento são apresentados todos os lançamentos a créditos e a débitos do trabalhador, ou seja, todos os eventos que foram pagos (proventos, vencimentos, etc.) e todos os eventos que foram descontados.
REMUNERAÇÕES
Para entender o que são os proventos ou vencimentos da folha de pagamento é preciso tomar conhecimento de algumas variações da remuneração.
A remuneração é a soma de todos os proventos do trabalhador, é a soma de seu salário contratual mais os adicionais que completam o mesmo, como por exemplo, salário + adicional de insalubridade + horas extras, esse conjunto todo de somas de proventos denomina-se remuneração.
O salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços ao empregador, firmado em contrato de trabalho entre as partes. Sendo assim entende-se que remuneração é o gênero enquanto que salário uma espécie.
Salário in natura consiste no salário pago ao trabalhador na forma de benefícios, como alimentação, habitação, vestuário, transporte etc. Sendo que ao serem habituais, são denominadas parcelas in natura e integram a remuneração do trabalhador para todos os efeitos legais.
Mínimo Nacional é o menor salário que pode ser pago ao trabalhador em seu país, estabelecido através de legislação específica, onde o trabalhador submetido a jornada de trabalho integral deverá receber. ( Salário mínimo em 2011 = R$ 545,00).
Mínimo Regional é o salário aprovado por competência dos estados que estabelecem um valor superior ao mínimo nacional que deve ser obedecido pelas empresas daquele estado. Os estados em 2011 que apresentam salário mínimo regional são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por tanto, as empresas compreendidas nesses territórios, o mínimo que pode ser pago ao trabalhador é o mínimo regional que apresenta algumas classes de acordo com a