Portugues nos dias
Artigo com a finalidade de mostrar os diversos riscos que uma gravidez pode acarretar tanto para a jovem quanto ao bebê. Estudos realizados mostram que o índice de gravidez entre as adolescentes vem aumentando cada vez mais, principalmente naquelas que se encontra em condições desfavoráveis.
Estudos mostraram que a gravidez na adolescência acarreta diversas mudanças na vida da jovem que se vê na obrigação de mudar completamente o destino e as atividades cotidianas em prol da criança afetando assim todos os seus planos. Um dos principais desvios que a adolescente faz é o abandono da escola, pois, não tem como conciliar o filho e a jornada escolar, dificultando assim sua participação no mercado de trabalho e consequentemente trazendo riscos sociais para ela e para seus dependentes.
Um estudo descritivo identificou as características das mulheres moradoras de Campinas, São Paulo e de seus filhos nascidos no município em 2001 por meio de pesquisas sendo identificado através de características sócio-demográficas (idade materna, região de moradia, escolaridade, ocupação,situação conjugal das mães), gestacionais (número de consultas de pré-natal, número de filhos vivos) e relacionadas ao parto e às condições do nascimento (tipo de parto, idade gestacional e peso do RN) sendo analisadas gestantes com faixa etária diferente e como um dos principais resultados ficou evidenciado que houve uma baixa procura das mulheres grávidas adolescentes para a realização do pré-natal.
Embora alguns estudos mostrem que a gestação na adolescência está relacionada com a maior proporção de partos prematuros, no presente estudo não foi encontrada tal associação,quando