Português em nosso dia-a-dia
FATEC
A (RE) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR NAS PROPAGANDAS DO GOVERNO FEDERAL
Recife
Maio/2013
JONADACY VIEIRA DA SILVA
A (RE) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR NAS PROPAGANDAS DO GOVERNO FEDERAL
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Especialização em Ensino Língua Portuguesa, da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Pernambuco - FATEC como requisito parcial para obtenção de nota, sob a orientação da Prof. Mestra Mariana Arruda.
Recife
Maio/2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
O fascínio pela linguagem perpassa e acompanha o homem durante toda a sua história. E, a relação dele com o mundo que o cerca sempre gerou reflexões que colocam a linguagem como aspecto principal.
De acordo com Koch (2007, p.123) conceitua-se referenciação as diversas formas de introduzir novas entidades ou referentes no texto.
A referenciação constrói e reconstrói os objetos-de-discurso, sendo assim ela se constitui uma atividade discursiva.
Partindo desta premissa, os referentes não espelham o mundo real, nem rotulam nem designam as coisas do mundo. Assim, há de se entender que a nossa relação com a linguagem não é dada pronta e acabada, já que ela é construída e reconstruída o tempo todo.
Este projeto tem como tema A (re) construção da imagem do professor nas propagandas do Governo Federal. Neste ínterim, o objetivo neste trabalho é analisar como a imagem do professor é reconstruída através das propagandas do Ministério de Educação e Cultura- MEC utilizando os referentes como objetos articuladores do discurso.
A problemática deste trabalho refere-se à crítica que se faz ao Governo Federal, não por buscar (re) construir a imagem do