Estratégias de mix de marketing. uma caso prático: lider aviação
LÍDER TÁXI AÉREO S/A
A empresa Líder Táxi Aéreo S/A, com nome fantasia Líder Aviação, segundo o site da empresa, foi fundada em 12 de novembro de 1958 pelo comandante José Afonso Assumpção com sede em Belo Horizonte.
De acordo com o site da empresa (www.lideraviacao.com.br) em 1963, iniciam-se as atividades do hangar da organização no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. E expande o seu portfólio de serviços, passando a trabalhar com manutenção de aeronaves, hangaragem, assessoria de importação e venda de aeronaves. Em 1965 é constituída a empresa Líder Táxi Aéreo S/A. Em 1971 a empresa passa a representar no Brasil a Learjet, fabricante de aeronaves.
Em 1972 a Líder inicia as suas operações no Amazonas, dando suporte ao projeto do governo brasileiro chamado Projeto RADAM, utilizando uma aeronave equipada com um radar, e inaugura a Base de Congonhas em São Paulo. Em 1984 a empresa é considerada líder no mercado de aviação executiva. Em 1998 inaugura-se o Hangar III, no Aeroporto da Pampulha e o Hangar de Manaus, no Amazonas.
Em 2002 a frota da empresa chega a 20 aviões e 27 helicópteros, a base de Belém é reativada e, a de Recife, inaugurada. Em 2003, a Unidade de Operações de Helicópteros é certificada pela ISO 9001:2000. Em 2005 ela altera a sua marca para Líder Aviação, com o objetivo de divulgar a sua amplitude em serviços e produtos de aviação executiva ofertados pela empresa.
Em 2009 inauguram-se as bases de Curitiba, Paraná, e de Natal, Rio Grande do Norte, ambas voltadas para o serviço de Atendimento Aeroportuário. Em 2011 inaugura as bases de Tefé, Amazonas e de Boa Vista, Roraima. Em 2012 inaugura a base de Corumbá, Mato Grosso do Sul e recebe o XI Prêmio Ser Humano – Melhores Práticas em Gestão de Pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
Atualmente a empresa atua em diversos segmentos do mercado de aviação, que são eles: Operação de Helicópteros,