Folder sobre aleitamento materno
Para uma boa mamada, o bebê precisa abocanhar boa parte da aréola, tanto na parte de cima como na de baixo. Assim, sua mama não vai rachar e o leite não vai “empedrar”.
Deixe o bebê mamar uma das mamas até que solte naturalmente. É importante para o bebê tomar o leite do começo que tem mais agua e por isso hidrata e mata sua sede. E também o leite do final, que ajuda o bebê a ganhar peso e o deixa satisfeito porque é um leite que tem mais gordura.
Nos primeiros dias, o ritmo irregular das mamadas deve ser respeitado; tão logo se estabeleça a lactação, ele se torna mais regular.
COMO PREPARAR MAMILO
Usar sutiã para dar boa sustentação a mama;
Realizar massagem no bico, durante o banho com movimentos circulares e suaves;
Não fazer uso de cremes sabonetes e óleos;
Passar o próprio leite no mamilo e bico para hidrata-lo;
Expor a mama ao sol por 15 minutos todos os dias, antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas da tarde.
O aleitamento materno é a forma mais completa de alimentação e deve ser exclusivo até os 6 meses de vida, o bebê que recebe leite materno não necessita tomar água, chás ou outros líquidos, após os 6 meses a criança deve receber de forma gradual alimentos complementares podendo estender a amamentação até os dois anos de vida ou mais.
Mamãe lembre-se que o bebê necessita de muito carinho, por isso aproveite esse momento tão importante para amamentar o seu filho, conversar com ele e acariciá-lo bastante, isso estabelece uma relação de afeto muito especial e de grande importância no desenvolvimento psíquico da criança.
Acadêmicos: Diego Calssavara
Tatiana Garcia
Thaila Cavalheiro
Aleitamento Materno
Aleitamento Materno
O leite materno é o melhor leite para o seu bebê, pois ele supre as exigências do lactente tanto no aspecto nutricional como também fisiológico e emocional. Podemos também dizer que facilita a mamãe, já está pronto para beber, quentinho e na qualidade certa,