Piaget-fichamento
A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PIAGET, CAPT 3
O texto se inicia informando como a teoria de Piaget para o desenvolvimento no Brasil já era valorizada por psicólogos e educadores enquanto que nos estados unidos só após mais de duas décadas. Os dados bibliográficos mostram a trajetória de Piaget. Desde muito novo já demonstrava um interesse sobre a natureza, que o levou a publicar seu primeiro artigo sobre o tema biológico aos seus precoces 11 anos de idade, segue na adolescência se interessando por filosofia, logica e religião, interessou-se especialmente em epistemologia tendo completado sua educação formal em biologia. Aos 21 tornou-se Doutor em filosofia. O texto traz a seguinte afirmação “Piaget é um biólogo por formação e um epistemologo por interesse”
Chegando em Paris Piaget passou a ter contato com as ideias de Freud e Jung, quando começou a trabalhar com teste de inteligência achou o método entediante. A experiência com os teste em crianças o levou a ideia central de sua teoria, a de que a inteligência das crianças mais novas e qualitivamente diferente das mais velhas e não quantitivamente, ou seja, não é uma questão de maior ou menor numero de itens respondidos corretamente e sim da maneira de pensar diferente.
Piaget se mostra contrario aos testes padronizados de inteligência, rejeitando-os, passou a verificar a relação entre o pensamento e a logica, tornou-se diretor de pesquisa no instituto, Jean Jacques Rousseau realizando muitos estudos, sobre a inteligência das crianças e em 10 anos publicou seus cincos primeiros livros, que impulsionaram sua produção cientifica e atividades profissionais, junto com a esposa que fora sua ex-aluna observou os dois primeiros anos de vida de seus três filhos no qual serviram de base para a publicação de seus livros. Em 1941 publicou novo livro explorando a compreensão que a criança tem de certas noções cientificas. Seguiram-se de publicações que