nataçao
Segundo JUNIOR, BOLONHINI(2009), a adaptação ao meio liquido é aquele instante educativo qual fora apresentado o mundo aquático aos alunos. Sendo assim denomina-se de adaptação ao meio liquido o período da fase que antecede o aprendizado das habilidades especificas na natação (SILVA, 2009). Todo aluno no principio da aprendizagem acaba tendo dificuldades para se adaptar, sentindo medo, sente-se inseguro, ansioso e acaba querendo desistir. Na adaptação é o momento quealuno tem seu primeiro contato com a água. Trabalhando o medo fica mais fácil a aprendizagem dos exercícios seguintes, em relação à assimilação que cada um tem do seu corpo. Com a perda do medo consequentemente vem a segurança e confiança que são essenciais para a realização das atividades além dos conhecimentos básicos (DELUCA, FERNANDES,1999).
Por haver varias limitações físicas que surgem quando estamos imersos na água este período deve ser usado para que os alunos aprendam a superar essas dificuldades. A adaptação tem como objetivo desenvolver as seguintes ações:
O primeiro contato com a água que ocorre quando o aluno sente a mudança entre o meio liquido e o usual associando – se intimamente com a água.
A respiração que ocasiona trocas gasosas e interfere na flutuabilidade e descontração corporal, por isso há uma mudança na forma de respirar.
Flutuar “é a capacidade de manter o corpo parcialmente na superfície da água” (BONACHELA, 1992). Sendo indispensável para a natação.
Sustentação é a pratica de usar os movimentos dos membros para flutuar.
Propulsão é o movimento dentro da água, “é impulsionar ou empurrar para frente” (PALMER, 1990).
Mergulho é a ação que um individuo usa para entrar na água, podendo ser de diferentes formas (JUNIOR, BOLONHINI, 2009).
Para cada idade sempre haverá uma dificuldade diferente, mas para todas as idades haverá a dificuldade psicológica. Para trabalhar a dificuldade psicológica é necessário implantar atividades