folder cegueira
A cegueira caracteriza-se pela perda total de visão, ou pela ausência de projeção de luz. É uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irreversível a capacidade de percepção de cor, tamanho, forma, posição ou distância.
A cegueira pode ser congênita (quando aparece desde o nascimento) ou adquirida posteriormente em decorrência de acidentes ou outras causas orgânicas.
Em alguns casos, a cegueira pode associarse à perda da audição (surdocegueira) ou ainda a outras deficiências.
A baixa visão é caracterizada pela alteração da capacidade funcional da visão. Tais alterações podem ter causas isoladas ou associadas, como a redução do campo visual, baixa acuidade visual significativa, alterações corticais ou de sensibilidade que venham a interferir ou limitar o desempenho visual. Alguns sinais de alerta de que a visão não está tão bem e que podem ser percebidos por outros:
A pessoa que aperta e esfrega os olhos muitas vezes ou que pisca excessivamente; que apresenta irritação nos olhos ou olhos avermelhados e/ou lacrimejantes; franzir os olhos ou aproximar-se mais do objeto para tentar ver melhor; dificuldade para leitura e escrita; desatenção e falta de interesse; estrabismo; nistagmo(olhos em constante oscilação); dificuldade para seguimento de objeto; pálpebras com as bordas avermelhadas ou inchadas; purgações e terçois; crosta presente na área de base dos cílios; tropeço e queda frequentes ou cautela excessiva ao andar; inquietação e irritabilidade; postura inadequada; fadiga ao esforço visual. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2. ed. Brasília: SEESP/MEC, 2006.
Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília: SEESP/MEC, 2007.