Cuidar e monitorar salva vidas
Projeto
“Cuidar e Monitorar Salva Vidas”
Campinas
2011
Curso – Graduação de Enfermagem
“Cuidar e Monitorar Salva Vidas”
Práticas Educativas
Prof: Angela
Pâmela Daniele Bacelar dos Santos
Campinas
2011
Tema:
“Cuidar e monitorar salva vidas”
Problema: Diabetes
Introdução:
O diabetes vem sendo reconhecido hodierna e mundialmente como um problema de saúde pública. São considerados significativos os índices de morbidade e mortalidade relacionados à doença e de alto custo para a sociedade os recursos financeiros envolvidos no tratamento, recuperação e manutenção de pacientes portadores da patologia.
Inúmeros trabalhos vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos e nos diversos países com a finalidade de melhorar os conhecimentos relativos à prevalência e incidência da doença e às variações na sua ocorrência. De forma geral se aceita que entre a população adulta, cerca de 2% a 5% dos indivíduos são diabéticos. Considera-se também que nas últimas décadas esse percentual vem crescendo, tendo esse fato provável relação com a alteração do modus vivendi da população nos grandes centros urbanos (diminuição de atividade física, mudanças de hábitos alimentares, etc.) e aumento da vida média da população.
No Brasil, partindo do fato de que é alta a prevalência da doença no país, há que se considerar a sua repercussão nas taxas de mortalidade da população e a sua morbididade.
Alguns fatos podem ser considerados:
a) A análise de dados sobre mortalidade tem mostrado com maior freqüência o diabetes mellitus como causa básica mas principalmente como causa associada e contribuinte à morte por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
b) O diabetes mellitus é uma das doenças que mais gera hospitalizações em nosso país, seja por descompensações agudas da doença, seja por suas