Cultura e educaçao
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
ROZÃO, Liliane Regina1 CAVALARI, Nilton2
RESUMO
Este artigo é uma revisão bibliográfica e tem por objetivo apontar a importância da pratica de atividade motora para alunos com necessidades especiais, especialmente no período da escola no qual as crianças estão em fase de desenvolvimento. No entanto são necessário que a estrutura escolar se ajuste as necessidades de todos os alunos, favorecendo a integração e desenvolvimento de todos. Para que assim ofereça todas as oportunidades possíveis nos espaços educacionais em que ele acontece e assim o aluno seja incentivado a se expressar inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente. Palavras chave: Educação física. Necessidades especiais. Atividades motoras.
1 INTRODUÇÃO.
Hoje se fala muito sobre a importância da pratica de atividades motoras para o ser humano, especialmente no período da escola no qual as crianças estão em fase de desenvolvimento. A Educação Física escolar é fundamental para estimular o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos, isto é, cognitivo, afetivo social e motor. As crianças com Síndrome de Down também devem beneficiadas com as atividades ministradas na escola e nas aulas de Educação Física, com as demais crianças, numa perspectiva inclusiva, proporcionando assim a oportunidade de todos conviverem com as diferenças. (MACHUCA, 2005).
1
Liliane Regina Rozão, graduada em Educação Física, Pela Universidade Uningá de Maringá- Paraná e cursando pós-graduação em Educação Especial pela RHEMA Instituto Rhema Educação em Munhoz de Mello – Paraná. 2 Nilton Cavalari, professor orientador, mestre em Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Paraná e ex-docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Paranaense (UNIPAR), e Professor do Instituto Rhema Educação.
Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP, Pitanga, v. 1, n.4, p. 2 8-37, abr. 2 010.
29