Folclore na Educação Musical: uma abordagem pedagógica para o canto coral infantil.
Isaías Monteiro Pinto
Resumo: O objetivo deste artigo é fazer uma abordagem sobre o ensino da música através do canto coral infantil usando canções folclóricas, considerando que as crianças constituem um campo fértil para o desenvolvimento desta atividade. Sendo o folclore uma manifestação popular o uso do folclore na educação tem sido esquecido, embora os estudos sobre esse tema tenham crescido significativamente, são poucos os dados sistematizados sobre o que os alunos pensam e praticam do folclore e da sua música em suas vidas diárias. A primeira parte deste trabalho apresenta uma análise histórica do surgimento do folclore bem como suas definições e características abordando paralelamente o folclore brasileiro e a sua música. Na segunda parte é feita uma abordagem sobre o canto coral infantil e suas características e na última parte é realizada uma correlação da música folclórica e seu uso na educação. Finalmente, este trabalho propõe caminhos para o desenvolvimento pedagógico musical através do canto coral, valorizando a história e a identidade do povo brasileiro.
Palavras-chave: Folclore, Canto Coral, Educação.
Introdução
A música proporciona experiência e a experiência modela parte do nosso caráter, então a música que ouvimos exerce uma grande influência na construção dos nossos traços de caráter.
A infância é a idade das brincadeiras, das canções e de muitas descobertas, sendo assim, as crianças constituem um campo fértil para o trabalho musical e uma atividade coral representa para elas uma fonte de aprendizado útil para toda sua vida, mesmo que ela decida não seguir a carreira musical. Com e através da música pode-se desenvolver atividades básicas que contribuem para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social do indivíduo.
A lição do aproveitamento do folclore no ensino, no Brasil, já vem de muitos anos. A brincadeira folclórica