história critica da arquitetura moderna
As vicissitudes da ideologia: Os CIAM e Team X, crítica e contracrítica 1928-68 Em 1928 ouve a declaração dos CIAM assinados por 24 arquitetos representando a França , Bélgica enfatizou a construção e não a arquitetura , como a atividade elementar do homem , intimamente ligada à evolução e ao desenvolvimento da vida humana.
A primeira ideia de arquitetura moderna inclui o vinculo entre o fenômeno de arquitetura e o do sistema econômico geral. E a ideia de eficiência econômica não implica a oferta, por parte da produção , de um lucro comercial máximo, mas a exigência, por parte da produção de um mínimo esforço funcional .E a necessidade de uma eficiência econômica máxima é o resultado inevitável do empobrecimento da economia geral ,e o método mais eficiente da produção é o que decorre da racionalização e da padronização , a racionalização e a padronização agem diretamente obre o método de trabalho , tanto na arquitetura moderna.
O segundo estágio do CIAM de 1933ª 19947ele foi denominado pela personalidade de Le Corbusier deliberadamente alterou a ênfase predominante, fazendo-a inicidir sobre o planejamento urbano. O fato de tal sensibilidade estar em ultima analise , em conforto com implicações tábula rasa do Traçado CIAM de Le Corbusier , que ainda estava sendo fundido em 1952, não deve ser o modo algum atribuito ao Registro fotográfico que herderson faz da realidade social e física do East End de Londres suas fotos sobre a vida comunitária em Bethnal Grenn.
O tema da cidade funcional foi realizado em julho e agosto de 1933 a bordo do s.s Patris em Atenas e em Marselha no fim da viagem , foi o primeiro congresso ‘’romântico’’.
O núcleo para o CIAM VII, realizado em 1951 em HODDESDON, NA Inglaterra. E o rompimento decisivo veio com o CIAM IX , realizado em Aix-em-Provence em 1953 quando essa geração