Folclore centro oeste
Sociologia
Amanda Bodnar
Edilaine Barbacovi
Jaqueline Werle
Martina Tereska
Natally Schindler
FOLCLORE:
Sudeste
Danças o A dança da cana-verde, a quadrilha e o fandango são praticadas em toda região. A quadrilha tem destaque por estar vinculada à festa nacional de São João. A origem da quadrilha é inglesa, no século XVIII.
Ainda
há outras danças que são típicas da região, com mais presença em alguns estados isoladamente. É o caso do batuque (SP, MG e ES), catira (SP e
MG), caxambu (MG, RJ), ciranda (RJ), dança de São Gonçalo (MG, SP), dança do tamanduá (ES), fandango (SP), jongo (MG, SP) e Mineiro-pau (MG, RJ)
Festas
Muitas
são as festas características da região sudeste. Dentre elas, o carnaval é a mais famosa. O sudeste, no entanto, tem grande tradição nessa festa, sendo que, nos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo são destaques nacionais. Também em
Minas Gerais e no Espírito Santo ocorrem grandes carnavais, só que mais voltados para os de rua.
Mitos
Quanto aos mitos, alguns deles são comuns em todo o Brasil, outros já têm mais caráter regional e não são tão populares assim.
Personagens como a mula-sem-cabeça, o lobisomem e a Iara tem fama nacional. Já outras como o cavalo invisível, lenda de
Chico Rei ou a chamada missa dos mortos são menos conhecidos, mas tão presentes na cultura popular da região como os outros. FOLCLORE:
Centro-oeste
Lendas
As
lendas da região são: A Mãe do Ouro,
Onça da Mão Torta, Saci-pererê, Negro d’água, Romãozinho, A Criação do
Mundo, Como Nasceram as Estrelas,
Lendas da Mandioca e Lendas do Milho, lenda da Dama de Branco, ArrancaLíngua, Mula-sem-Cabeça, Gu-ê-Crig,
Visão e Kilaino que estão entre os Entes
Fantásticos da região Centro-Oeste.
Culinária
Goiás
- Pratos populares: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com linguiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa.
Tutu
com linguiça