CAP TULO 2 Empresa Industria E Mercado
Raisa Cristina Michetti Fraga
Organização do trabalho
Engenharia de Produção
São João Del Rei
16 de Junho de 2015
Cap. 2 _ Empresa, Indústria e Mercado
CAPÍTULO 2
Empresa, indústria e mercados.
Na Economia Industrial, em várias correntes, destaca-se claramente a busca pela incorporação do crescimento e da acumulação de capital das empresas como determinantes fundamentais da dinâmica da economia capitalista. A crescente importância das grandes corporações, em geral acumulando várias atividades produtivas, contrata claramente com a empresa idealizada pela escola tradicional neoclássica, gerando novas preocupações não só com a própria ideia de empresa como também com seus espaços de concorrência, sobretudo na definição de mercado e indústria.
Empresa em diversas abordagens:
Existem diversas abordagens referentes ao papel observado pelas empresas na historia da economia capitalista, algumas dessas serão apresentadas à seguir, a fim de analisar como as mesmas se relacionam com a organização do trabalho. A questão da natureza e dos objetivos das empresas encontra na evolução da
Economia Industrial uma diversidade de respostas. A empresa tem várias faces, que podem ou não ser enfatizadas na elaboração teórica, como as que seguem: Uma empresa é uma entidade legal que estabelece contratos com fornecedores, distribuidores, empregadores e, frequentemente, com clientes. É também uma entidade administrativa, já que havendo divisão do trabalho em seu interior, ou desenvolvendo mais de uma atividade, uma equipe de administradores se faz necessária para coordenar e monitorar as diferentes atividades. Uma vez estabelecida, a empresa se torna um conjunto articulado de qualificações, instalações e capital líquido. Finalmente, em nome de lucros, empresas têm sido e são instrumentos de economias capitalistas para a produção de bens e serviços e para o planejamento e alocação para produção e distribuição futuras. (Chandler,1992, p.483)
Podendo ser