Regioes Brasileiras
- Número de municípios: 1794 (2013)
- População: 55.794.694 (estimativa 2013) - Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
-Etnias:Para a formação do povo nordestino participaram três etnias: o índio, o português e o africano. Cor/Raça (2006)[5] Parda 62,5% Branca 29,2% Preta 7,8% Indígena e amarela 0,5%.A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do Nordeste, porém essa mistura de raças não aconteceu de forma uniforme. Em algumas regiões, como no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, predominaram os caboclo, já em outras, como a Bahia, Piauí, Pernambuco Oriental e o Maranhão, os mulatos predominam.Os cafuzos também são muito comuns no Maranhão. Em torno de um quarto dos nordestinos tem ancestralidade predominantemente européia, sobretudo portuguesa[6]. Pesquisas genéticas recentes feitas por um laboratório genético brasileiro descobriu que 19% desses nordestinos brancos têm alguma ancestralidade holandesa. Entre nordestinos de outras etnias, a influência genética holandesa não foi avaliada, mas é presente - Clima: semirárido (interior); tropical (sul da Bahia e centro do Maranhão); litorâneo úmido (região litorânea) e equatorial úmido (oeste do Maranhão)
- Cultura: a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários rítmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo ebaião). Não podemos deixar de mencionar também a beleza da literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré. Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba-meu-boi e as micaretas.
-RELEVO: O relevo nordestino é remontado basicamente pelo Planalto da Borborema, localizado a