Fogueiras
As fogueiras são muito usadas no movimento escoteiro, seja para se aquecer, sinalizar, cozinhar e até se divertir.
Um erro muito comum dos escoteiros inexperientes é começar a acender a fogueira para depois buscarem lenha. Portanto, primeiro pegue bastante lenha e depois acenda o fogo. Outro erro frequente é o de começar a montar o fogo com madeiras maiores, quando na verdade, devemos começar com madeiras bem finas e depois colocar as mais grossas.
Os principais tipos são:
1- Fogo de Caçador
Um dos melhores para cozinhar. Escolha dois troncos/tijolos/pedras e coloque-os lado a lado, protegendo-os do vento e adicionando lenha ou carvão quando for necessário.
2- Fogo Estrela Também conhecida por fogueira de índio, fornece calor, luz e tem longa duração. Ótima para fazer uma roda de amigos ao redor do fogo. Faz-se no chão, 6 canais em estrela, onde serão colocados troncos grossos. No centro, será feita uma pequena fogueira em cone. Conforme a lenha é consumida, os troncos são empurrados para o centro da fogueira.
3- Fogo de Conselho Montagem ótima para iluminar e utilizada em fogos de conselho. Comece com galhos mais grossos e vá afinando.
4- Fogo em Linha Fogo também utilizado para cozinhar, porém, é pouco utilizado devido a dificuldade em se começar o fogo.
5- Fogo de Trincheira
Esse fogo consume pouca lenha, oferece menos riscos, menos calor e não é “incomodado” pelo vento. Ideal para os dias quentes. Um lado deverá ser mais raso e estreito, enquanto o outro deve ser mais fundo e largo. O único inconveniente desse tipo de fogo é ficar no chão, deixando seu uso desconfortável.
6- Fogo Refletor
Ideal para as noites frias. É um “aquecedor natural”. A muralha de troncos serve para dirigir o calor em uma só direção. Prepare a fogueira protegida nos troncos. Cuide para que o vento sopre em direção à muralha e não à barraca. Também podemos usar papel alumínio na parede, funcionando