fmi melhora desemprego para 2014
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a previsão de taxa de desemprego para este ano.
Na décima avaliação, o Fundo projecta uma taxa de desemprego igual a 16,8% este ano. Na revisão anterior e no Orçamento do Estado a previsão apontava para uma taxa de 17,7%.
Os documentos da décima avaliação, divulgados hoje, apontam para uma projecção de taxa de desemprego igual a 16,8%, inferior aos 17,7% inscritos pelo Governo no Orçamento do Estado.
Apesar da revisão em baixa, a tendência mostra um agravamento face a 2013, ano para o qual o Fundo fixa a previsão nos 16,5%, um número aliás já revelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A melhoria da previsão do Fundo não é acompanhada por uma revisão da projecção do crescimento do PIB para este ano. O FMI mantém a projecção nos 0,8%. No entanto, o primeiro-ministro já assumiu que esta marca pode ser melhor devido a uma recessão mais fraca do que o esperado em 2013.
Espera-se assim que a décima primeira avaliação, que começa amanhã, seja marcada por revisão "mais alargada" do cenário macroeconómico, como indicou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, na semana passada.
A décima avaliação decorreu em Dezembro, mas na conferência de imprensa não foi revelada qualquer alteração ao cenário macroeconómico.
Marta Moitinho Oliveira
19/02/14 12:18
Taxa de desemprego: total e por sexo (%) - Portugal
Fontes/Entidades: INE, PORDATA
Diretora-Gerente do FMI
Christine Lagarde
Lagarde: Crise não está resolvida enquanto desemprego não cair
“Quase um quarto dos europeus com menos de 25 anos que procuram emprego não conseguem encontrá-lo. Em Itália e Portugal, mais de um terço da população menor de 25 anos está desempregada e, em Espanha e na Grécia, mais de metade”, escreve a responsável.
O presidente da República considerou, esta quarta-feira,