Relatorio 1 Final
Wandelli, Tainá
Graduando em Engenharia Mecânica – UFRJ – Turma ELET – DRE 113029975
Ritter, Bruno
Graduando em Engenharia Mecânica – UFRJ – Turma ELET – DRE 113071435
1 - RESUMO:
Este trabalho apresenta os efeitos na economia e no setor de serviços, como também no mercado de trabalho, analisando a teoria econômica e evidências reais, de possíveis medidas adotadas pelo governo e soluções para minimizar os impactos negativos de tais medidas.
Palavras-chave: Economia, Setor de Serviços, Governo, Mercado de trabalho,
Inflação, PIB, Medidas econômicas.
Estrutura do artigo: Este trabalho consiste de uma introdução do cenário atual do
PIB e da economia brasileira, na análise do impacto de três possíveis medidas adotadas pelo governo na economia, no setor de serviços e no mercado de trabalho. Análise dos impactos na oferta e na demanda e na inflação. Além da construção de soluções para minimizar os impactos negativos e a criação de três cenários (otimista, pessimista e neutro) e a escolha do mais provável.
2 - INTRODUÇÃO:
2.1 – PIB brasileiro atual:
O PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.
O PIB de um país pode ser calculado de diversas maneiras e baseado em diferentes pontos de vista. Ao separamos a economia em setor primário
(agropecuária), setor secundário (indústrias) e terciário (serviços) estamos avaliando o
PIB pelo Lado da oferta, ou seja, o produto é mensurado pela confecção de bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
De maneira resumida na ótica da oferta é calculado da