Efeito Dominó
Módulo: Módulo 4
Atividade: Individual
Título: Efeito dominó
Disciplina: Economia Online
Turma: IEPOS_T0252_0613
Introdução
O objetivo deste trabalho é analisar a crise Européia, bem como identificar os países mais afetados, a causa e os efeitos das políticas adotadas para reverter essa situação. Conceitos como; políticas monetárias, fiscais, contracionistas ou expansionistas também serão devidamente abordados.
Outro aspecto importante para que se possa entender o porquê da Europa estar enfrentando este período de recessão é preciso compreender o ambiente econômico e social ao qual o mundo estava vivendo, desde o ano 2000.
O mundo vinha de um período superaquecido, onde havia concessões fáceis de crédito, com juros muito baixos. O “boom” imobiliário nos Estados Unidos, a quebra do Banco Lemon Brothers, alto endividamento, a fuga de capitais e o aumento crescente da insegurança e instabilidade deu origem a uma crise internacional, em 2008.
Os efeitos foram alastrados globalmente, os países sentiram baque em suas finanças, e o peso das dívidas que não paravam de crescer, aumento das taxas de inflação e de desemprego, geraram clima de desconfiança geral. Estas conseqüências repercutiram na queda dos índices de crescimento dos países.
Para enfrentar este difícil período foi preciso mudar as políticas monetárias e fiscais. Governos passaram a atenuar com medidas de austeridade de a fim de conter o aumento do rombo. Seus conceitos e exemplificações serão devidamente expostos nos tópicos seguintes.
Para suplantar este tema contemporâneo foram utilizadas entrevistas e reportagens de respeitados jornais e revistas, além de artigos e consultas á materiais acadêmicos os quais serão devidamente referenciados ao final deste trabalho.
A instabilidade econômica repercutiu na insatisfação política que levou a mais revoltas, manifestos e cobranças por mudanças pela população do mundo todo. De acordo com Jornal Valor Econômico a